Estreia televisiva de SEMPRE de Luciana Fina na RTP2

A RTP2 exibe, no próximo dia 29 de novembro, às 23h30, o filme SEMPRE, de Luciana Fina, uma produção da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. 

Apresentado, no ano passado, em estreia mundial na Giornate degli Autori do Festival Internacional de Cinema de Veneza e como filme de abertura do Doclisboa 2024, SEMPRE tem percorrido um importante circuito nacional e internacional, tendo sido distinguido com o Grande Prémio Cidade de Coimbra na XXX edição do Festival Caminhos do Cinema Português. 

Partindo principalmente do universo de cinema português recentemente digitalizado pela Cinemateca Portuguesa, SEMPRE inclui também excertos de outros arquivos, nomeadamente da RTP, revisitando o período que marca a transição da ditadura à liberdade e convocando o cinema, a televisão, a rádio, as artes e a música como ferramentas da construção de um novo país. Hoje, decorridos 50 anos da Revolução dos Cravos, é graças ao cinema, ao olhar e à poética destes cineastas, bem como dos radialistas e realizadores de televisão, que podemos entrar na trama dos sonhos e das perspetivas da revolução que libertou o país do fascismo. 

Estabelecendo um diálogo entre o passado e o presente, SEMPRE entrelaça as imagens do arquivo com registos atuais de manifestações pelo direito à habitação, ao trabalho digno, à cultura e à igualdade de género, revelando a atualidade das lutas de 1974. 

Nas palavras do júri do Festival Caminhos, SEMPRE é “Um filme que pinta com as cores e as tintas do presente, o mesmo mural coletivo dos artistas e atores de Abril. Um remake, uma ficção, um documentário, um ensaio, um fresco? Tudo e nada disso. Só um projeto destes, baseado na colossal pesquisa de querer ver tudo, pode emocionar-nos desta maneira. Nestes 50 anos da Revolução, que mais bela, justa e sincera homenagem poderíamos esperar para partir e reconstruir as paredes que nos tapam sempre o caminho?”.

Depois da emissão a 29 de novembro, o filme estará disponível durante duas semanas na RTP Play